Comitê de Serviço da Área São Paulo | Narcóticos Anônimos

Meditação Diária

“Temos que abandonar as máscaras”

24 de julho

“(...) encobrimos a nossa baixa autoestima escondendo-nos atrás de falsas imagens com as quais esperávamos enganar as pessoas. (…) Temos que abandonar as máscaras.”

Texto Básico, p. 37
 

          Hipersensibilidade, insegurança e falta de identidade são, frequentemente, associadas à adicção ativa. Muitos de nós levam essas características para a recuperação; nossos medos de inadequação, rejeição e falta de orientação não desaparecem da noite para o dia. Muitos de nós têm imagens, que são como personalidades falsas que construímos, seja para nos proteger, seja para agradar a outros. Alguns de nós utilizam máscaras porque não temos certeza de quem somos. Às vezes, pensamos que essas imagens, construídas para nos proteger enquanto usávamos, podem também nos proteger em recuperação.
          Utilizamos caras falsas para esconder nossa verdadeira personalidade, para disfarçar nossa falta de autoestima. Essas máscaras nos escondem de outros e, também, de nosso verdadeiro ser. Vivendo uma mentira, estamos dizendo que não podemos conviver com a verdade sobre nós mesmos. Quanto mais escondemos nosso verdadeiro ser, mais danificamos nossa autoestima.
          Um dos milagres da recuperação é o reconhecimento de nós mesmos, por inteiro, com nossas qualidades e limitações. A autoestima começa com esse reconhecimento. Apesar de nosso medo de nos tornar vulneráveis, precisamos estar dispostos a abrir mão de nossos disfarces. Precisamos nos libertar de nossas máscaras e nos tornar livres para confiar em nós mesmos.


Só por hoje: vou abrir mão de minhas máscaras e permitir que a minha autoestima cresça.


Copyright (c) 2000 by Narcotics Anonymous World Service
Todos os direitos reservados - ISBN 978-1-55776-380-8 Portuguese (Brasil) 6/18

Todos os direitos reservados Narcóticos Anônimos | Comitê de Serviço da Área São Paulo Dúvidas? Ligue Agora

Ir para o conteúdo